4 de setembro de 2015

Entrevista com Autor: Graciela Mayrink

Olá!!!

Em ritmo de Bienal do Livro (pena que, este ano, é no Rio de Janeiro), saindo um post quentinho (e atrasado) no blog. 

Bom, uma coisa que eu não imaginava desde que criei o blog (lá em 2008), seria entrevistar um autor ou alguém famoso. Eu sei, faz parte da minha profissão (contei, alguma vez, que sou jornalista formada?), mas na faculdade, as entrevistas não ocorrem como você vê na televisão ou nos jornais, acaba sendo algo mais didático. Para colocar em prática, basta um estágio ou um emprego na área, que tudo o que você aprende, vem à tona e flui normalmente. E, é o que tem acontecido comigo.

Há anos sem escrever resenhas de livros, eu conheci as amigas do blog Amor em Cada Página que me fizeram retomar o gosto pela minha profissão. E cá estamos, tentando colocar o blog ativo, com resenhas de livros lidos, dicas de produtos usados, receitas, artesanatos e... entrevistas!!! 

SIM!!!! Para estrear uma nova tag (eu não tenho certeza se ela será usada tão cedo, mas já diz o ditado A esperança é a última que morre), minha primeira entrevistada é a autora dos livros Até Eu te Encontrar e A namorada do Meu Amigo, a maravilhosa e sensacional, Graciela Mayrink.

Calma que ainda não tive (ainda) a oportunidade de conhecê-la pessoalmente. Mas tivemos um bate papo por e-mail, como segue abaixo. Eu decidi postar esta entrevista com o intuito de mostrar um pouco mais sobre a autora que conquistou meu coração e para que vocês entendam como tenho amado (e admirado) a literatura nacional nos últimos meses.

Com vocês, um pouco mais sobre Graciela Mayrink:


Foto: Divulgação Graciela Mayrink

Graciela Mayrink Roldão nasceu no Rio de Janeiro e é formada em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (alguém se lembrou de Até Eu te Encontrar?) e mestre em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras. Graciela trabalhou durante oito anos à frente do site de automobilismo SuperLicença e da assessoria do projeto social Ideia Fixa para Um Sertão Sem Fome. É idealizadora do Projeto Jovem Curte Ler, que incentiva a leitura por meio de visitas a escolas, e uma das integrantes do Lit Girls, projeto que busca aproximar autoras e leitores.


Hits BlaBlaBla: De onde vem sua inspiração ao escrever seus livros?
Graciela Mayrink: A inspiração vem de todos os lugares. É difícil responder esta pergunta, porque às vezes estou andando na rua e vem uma ideia. Outras vezes, a inspiração aparece quando estou lendo, vendo TV ou fazendo esteira. É algo tão natural e fácil que fica difícil explicar.


HBBB: Como é se “desapegar” de seus personagens entre a escrita de um livro para o outro? (esta pergunta foi feita, pois Graciela lança uma obra por ano: em 2013, Até Eu Te Encontrar chegou às livrarias; A namorada de meu amigo, foi publicado em 2014. Este ano chegou Quando o Vento Sumiu).
G.M.: Quando termino um livro, dou um tempo até começar a escrever outro. Geralmente são algumas semanas, porque não consigo ficar muito tempo sem escrever. Eu tento não pensar muito nisso, acho que o trabalho de revisar para o livro sair da melhor forma possível é tão exaustivo que chega uma hora que eu quero uma distância dos personagens (risos), então não fica tão difícil desapegar. 

A história precisa de um ponto final, não dá pra ficar eternamente melhorando e, às vezes, o próximo livro chama tanto por mim que a transição de um para o outro não é tão difícil.

HBBB: Você pretende escrever a continuação de A namorada do meu amigo ou temos que usar nossa imaginação para elaborar um final para Cadu, Juju e Beto?
G.M.: Usem a imaginação (risos). Não planejo uma continuação, meus livros são únicos e talvez eu faça apenas uma continuação para Até Eu te Encontrar, baseando a história na vida dos filhos dos personagens principais, mas ainda é uma ideia e preciso ter certeza de que ficará uma boa história para não desapontar os leitores que amam tanto esse livro. A pior coisa que tem é o leitor se desiludir com uma continuação.

HBBB: Como foi introduzir temas que você tanto gosta nos livros que escreveu? (li que você ama a história de Os Três Mosqueteiros e achei fascinante como você o abordou e o encaixou perfeitamente em “A namorada...”)
G.M.: Acaba sendo algo natural. Sempre há algo que amo que consigo encaixar nas histórias, é uma forma de levar algo meu para meus livros. 

Em Até Eu te Encontrar foi Viçosa, a UFV, Anne Rice e a Wicca, em A Namorada foi Os Três Mosqueteiros e em Quando o Vento Sumiu, meu novo livro (lançado este ano e meu exemplar já chegou. Sim, aguardem a resenha em breve), é a música Kite, do U2

Acho legal fazer alguma referência a algo que gosto, mas nunca é planejado, acaba acontecendo de forma natural, quando percebo já está ali, no meio da trama.

HBBB: Os dois livros que li abordam as paisagens brasileiras, dando vontade de conhecer todos os locais citados. Você pretende manter essa regionalidade, o Brasil como país de origem, em todos os seus livros?
G.M.: Sim, eu gosto de escrever histórias que se passam no Brasil. Pode ter uma ou outra cena no exterior (como no livro que estou escrevendo para 2016), mas a maior parte é aqui.

HBBB: Como e qual é sua reação ao ler a resenha de um livro seu?
G.M.: Depende da resenha (risos). Meu coração dispara quando estou abrindo uma resenha, o medo de ler que a pessoa não gostou. Quando vejo 4 ou 5 estrelinhas eu me emociono. Tento não ligar pra resenha negativa, é algo que acontece, nem todo mundo vai gostar do que eu escrevo. 

Claro que magoa, eu sou humana, mas para uma resenha negativa tem sempre várias positivas, então tento não me apegar tanto nisso. Se tivesse mais resenha negativa do que positiva aí haveria um problema (risos).

HBBB: Algum leitor chegou a comentar que se interessou ou já leu um livro mencionado em suas obras? Afinal, nas duas obras você cita Os Três Mosqueteiros e vários livros de Anne Rice.
G.M.: Sim, vários leitores foram atrás dos livros da Anne que eu cito em Até Eu te Encontrar e acho isso muito legal. Não pus de propósito, nem pensando em fazer as pessoas lerem, mas é legal quando acontece, parece uma continuação do que eu escrevi, fazer a pessoa ir atrás de algo que citei. 

Com Os Três Mosqueteiros, a maioria conhece a história por causa dos filmes que já foram feitos e da série de TV que existe, mas tem leitores procurando o livro para saber mais, o que é legal porque faz com que jovens vão atrás de um clássico da literatura. 

Acontece também com o CD O Grande Encontro, que cito em Até Eu te Encontrar. É um CD muito antigo, que escutei muito quando morei em Viçosa, e agora as leitoras de quinze anos estão ouvindo e conhecendo mais da nossa música. Isso é muito legal e gratificante.

HBB: Podemos aguardar um novo livro para o próximo ano?
G. M.: Sim, agora estou lançando Quando O Vento Sumiu, mas em 2016 tem um livro novo vindo pra agradar (assim espero) os leitores.

HBBB: Caso algum leitor queira seguir seus passos de ser escritora, qual é a dica mais importante que você daria?
G.M.: Leia muito, o tempo todo. E tenha certeza de que quer muito, a carreira de escritor não é fácil aqui no Brasil. E não desistir jamais. Não é fácil conseguir se destacar e chamar a atenção das grandes editoras, nem dos leitores, então é um trabalho diário, e um trabalho árduo. 

Tem de estar disposto a movimentar as redes sociais, ir atrás de eventos, fazer barulho para aparecer. As pessoas às vezes acham que é tudo fácil e lindo, mas é preciso ter em mente que não é assim, que essa carreira exige muita dedicação e persistência.

HBBB: Deixe uma mensagem aos nossos leitores.
G.M.: Espero que os leitores do blog passem a apoiar ainda mais a literatura nacional. É muito difícil conseguir espaço porque os livros estrangeiros já chegam como best-sellers. Fazer uma pessoa entrar em uma livraria e escolher nosso livro ao invés de um internacional é algo bem complicado, mas a divulgação dos leitores tem ajudado a melhorar isso cada vez mais. 

Então meus únicos pedidos são: se ler um livro nacional e gostar, indique-o para todo mundo que você conhece. E deem livros de presente. Eu só dou isso para todos que conheço. O livro é um presente maravilhoso e bem barato, é só ficar atento às promoções ;)

Caso você queira acompanhar a Graciela nas redes sociais (assim como eu), seguem os endereços:
www.gracielamayrink.com.br
facebook.com/gracielamayrink.oficial
Twitter: @gracielamayrink
Instagram/Snapchat: gracielamayrink

E fiquem tranquilos que ela é super atenciosa e fofa com seus fãs. Responde as mensagens, compartilha, divulga, comemora... Enfim, Graciela não é apenas uma "autora que escreve livros", ela interage demais com seus leitores, o que me faz admirá-la ainda mais.

E aí, se empolgou um pouco mais para ler os livros da Graciela depois deste papo?! Espero que sim e que vocês se apaixonem pela literatura nacional, assim como eu. Li outros novos autores e já quero postar todas as resenhas. Aguardem, aguardem... 

Um ótimo feriado à todos!!!!

Beijos e até o próximo post!!! ^_^

Um comentário:

Não Vivo Sem Livros disse...

Que linda Vi, adorei a entrevista. Você está arrasando!!!!